Centro de Política e Economia do Setor Público

O Centro de Política e Economia do Setor Público, o CEPESP, foi criado em 2006 e é o primeiro centro interescolar da FGV. O objetivo do CEPESP, assim como o da FGV como um todo, é contribuir para o desenvolvimento democrático do país através do conhecimento produzido pelas suas pesquisas.

Essa experiência de descobrir o próprio país já se inicia na apresentação do nosso site - cuja tela de fundo é sempre baseada em motivos brasileiros - e se prolonga através das pesquisas do centro. Embora o foco seja sempre o Brasil, o CEPESP dialoga com o conhecimento produzido no exterior, pois reconhece na comparação com as experiências de outros países uma via útil para a compreensão dos problemas nacionais.

A questão principal de pesquisa é a relação entre a política e a economia na compreensão das restrições e potencialidades das políticas públicas. Em outras palavras, nossas pesquisas visam aferir a influência exercida pelas instituições (num sentido amplo) sobre as decisões de políticas públicas. Mais especificamente, o trabalho do CEPESP se estrutura em quatro grandes linhas de pesquisa: Instituições Políticas, Finanças Públicas,  Economia Regional e Urbana e a recente linha de Transporte Inteligente.