Economia da Informação e Gestão Pública: Impactos a partir de um experimento na fiscalização da operação do transporte público sobre pneus.

Coordenadores/Principal Investigator: 
Resumo/Abstract: 

Como é conhecido, a economia vem passando por uma mudança tecnológica sistemática desde os anos 1990. A generalização do acesso à capacidade computacional que começa com o fenômeno dos computadores portáteis e segue com a generalização do acesso à internet e se complementa com o fenômeno dos smart phones gerou uma nova geração de empresas com um novo modelo de negócios bem como alterou o modelo de negócios da maior parte das empresas que permaneceram no mercado. Curiosamente, o impacto dessa nova tecnologia no setor público parece bem aquém do que se observa no setor privado.

Nessa pesquisa nos aproveitamos de uma oportunidade para estudar a implementação de uma tecnologia seguindo o modelo de negócios dessa “nova economia” no setor público de maneira escalonada para identificar seu impacto em termos de produtividade, efetividade e na satisfação dos trabalhadores. Na SPTrans a fiscalização da operação do transporte público é realizada ainda em papel. Um projeto que utiliza smart phones, computação em nuvem associado a dados e protocolos abertos operando primordialmente em software livre está sendo finalizada.

Por questões técnicas e financeiras não é possível implementar a tecnologia para todos os 700 fiscais. A partir de fevereiro de 2016 será possível implementar a tecnologia para 150 a 200 fiscais. A partir de um acordo com a empresa estamos selecionando aleatoriamente os fiscais que mudarão de tecnologia e pretendemos comparar sua produtividade, efetividade e satisfação dos trabalhadores com os fiscais que ficaram na tecnologia anterior. A possibilidade de aleatorizar a tecnologia é uma oportunidade única de verificar de maneira robusta o impacto da mudança tecnológica nas variáveis citadas.

Ano de Conclusão/Year of Conclusion: 
Em andamento/In Progress
Co-pesquisadores associados/Co-Associated Researchers: 
<p><span>Lycia Lima; Claudia Oshiro; Larissa Bueno</span></p>
Ver as publicações desta pesquisa