Compartilhamento e uso intensivo do viário urbano em São Paulo

Coordenadores/Principal Investigator: 
Resumo/Abstract: 

Uma das maiores novidades na oferta de serviços de transporte nos últimos anos está associada ao que ficou conhecido como a “Economia Compartilhada”. Proprietários de veículos dispostos a oferecer parte do seu tempo como motoristas particulares, empresas adquirindo carros para serem utilizados por diversos usuários distintos ou a ampliação da oferta de caronas são exemplos dessa tendência mundial.

Antes da difusão da tecnologia de informação para equipamentos móveis o custo de transação para esse tipo de serviço era tão alto que a oferta desses serviços era extremamente tímida. Porém, com os novos aplicativos de transporte individual, os antigos problemas de segurança, divergência sobre preço e trajeto da viagem e tempo de atendimento foram fortemente reduzidos.

O surgimento desse novo mercado gerou reações positivas e negativas por parte de diferentes setores da sociedade. Em particular, gerou uma dificuldade de regulação por parte do setor público. Nesse seminário pretende-se debater qual a melhor forma de regulação desse novo mercado. Há no mundo casos em que não se permitiu esse novo modelo de negócios até casos no qual praticamente não se regulou esse mercado. Qual o ponto ótimo de regulação que garante o bom funcionamento do mercado sem gerar externalidades negativas para os cidadãos? Qual a contrapartida que se deve exigir dos seus participantes? Como garantir um ambiente em que a regulação seja respeitada? Essas perguntas entre outras serão debatidas por acadêmicos e legisladores da Cidade de São Paulo preocupados em garantir um ambiente propício para o desenvolvimento de uma nova economia sem gerar prejuízos para a cidade.

Ano de Conclusão/Year of Conclusion: 
Em andamento/In Progress
Co-pesquisadores associados/Co-Associated Researchers: 
<p><span>Lycia Lima; Adilson Amadeu; Ant&ocirc;nio Donato; Claudia Viegas; Guilherme Bueno; Ivo Corr&ecirc;a; Jo&atilde;o Manuel de Pinho Mello; Jos&eacute; Police Neto; Mar&iacute;lia Maciel; M&aacute;rio Covas Neto; Paulo Furquim; Rodrigo Piraj&aacute;; Yoshiaki Nakano</span></p>
Ver as publicações desta pesquisa

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede