Em 2020, parceria entre Cepesp e São José dos Campos apresentou modelo inovador para mobilidade urbana
Na área de políticas urbanas, o destaque das atividades do Centro de Política e Economia do Setor Público (FGV Cepesp) em 2020 foi o avanço da parceria com a prefeitura de São José dos Campos, que resultou na reformulação do modelo de mobilidade urbana da cidade.
Na área de políticas urbanas, o destaque das atividades do Centro de Política e Economia do Setor Público (FGV Cepesp) em 2020 foi o avanço da parceria com a prefeitura de São José dos Campos, que resultou na reformulação do modelo de mobilidade urbana da cidade. Primeiro foi lançado o edital de concessão da operação do serviço de transporte urbano (com reformulação das linhas, introdução de ônibus sob demanda e separação da operação da tecnologia de gestão do serviço); depois veio o chamamento público para a etapa de desenvolvimento de cinco plataformas de tecnologia que vão gerir o sistema de transporte urbano e levar a cidade para um modelo de integração total dos modais de transporte. A parceria com São José dos Campos, é parte do projeto de pesquisa “Mobilidade do Futuro: um modelo disruptivo para São José dos Campos”, que também envolve o compromisso com uma ampla agenda de debates em torno de novos paradigmas de mobilidade urbana e da relação entre dados pessoais e dados públicos.
Ainda no segmento de urbanas, o Cepesp, em parceria com a Teto Brasil, reformulou uma pesquisa já em andamento para incorporar os desafios enfrentados pela população de regiões de moradia precária no enfrentamento da Covid. E sempre atento à agenda das novas políticas públicas, o Cepesp aprofundou o debate sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ao longo de 2020.
MOBILIDADE DO FUTURO
Em maio, o Cepesp e a Prefeitura de São José dos Campos apresentaram o novo modelo para o transporte coletivo da cidade. Ele traz como grande novidade possuir linhas que se adequam conforme a demanda, incorporando uma tendência de mercados inovadores, que oferecem serviços mais customizados e flexíveis, ao gosto de momento do usuário, e também traz a separação entre a operação dos ônibus e a gestão tecnológica e financeira do sistema. Em junho, mais de 60 empresas de tecnologia, entre grandes companhias e startups, nacionais e estrangeiras, participaram, de um encontro online com a prefeitura e o Cepesp para debater o sistema tecnológico que integrará o novo sistema de mobilidade urbana da cidade, composto por cinco plataformas. A partir deste encontro, as empresas foram convidadas a participar do desenvolvimento de cinco plataformas de tecnologia. Os primeiros editais (três plataformas tecnológicas e o de operação do bilhete único) entraram em consulta pública no dia 17 de dezembro.
Paralelo à experiência com São José dos Campos, pesquisadores do Cepesp debateram, em diferentes oportunidades, tanto o projeto desenvolvido na cidade, como os desafios do transporte público, acentuados pela pandemia da Covid-19. A necessidade de rever os modelos atuais de concessão e funcionamento do transporte público para garantir a sustentabilidade e qualidade deste serviço foram debatidos com gestores públicos de outras cidades brasileiras, e também com representantes de Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia), enquanto um evento entre a Cepesp e Toyota Mobility debateu benefícios de integrar dados públicos e privados de mobilidade, em agosto.
PROTEÇÃO DE DADOS E TRANSPARÊNCIA
Como parte do projeto de pesquisa com São José dos Campos, o Cepesp e o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (Cepi/FGV) firmaram uma parceria para implementação de um projeto de pesquisa sobre proteção e uso de dados de mobilidade urbana. Em 2020, como parte desta iniciativa, os centros promoveram dois webinars, um com foco em proteção de dados e transparência e outro em parcerias público-privadas e dados pessoais.
Ainda como parte deste debate, a interação entre setor público, academia e setor privado como caminho para inovação foi o centro do debate organizado pelo projeto Colmeia do Parque Tecnológico de São dos Campos para discutir mobilidade.
HABITAÇÃO
Dados da pesquisa Teto-Cepesp
Aumento do desemprego e perda de renda, falta de acesso à infraestrutura básica, inclusive de água, e aumento de casos de depressão foram alguns dos problemas que cresceram nas comunidades vulneráveis durante a pandemia da Covid-19, segundo os resultados preliminares de uma pesquisa conjunta realizada pelo Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp FGV) e pela Teto Brasil junto aos moradores e lideranças de 32 comunidades, localizadas em seis diferentes Estados do país.
Outros artigos e estudos em política urbanas e proteção de dados
Janeiro
O risco de não definir metas claras no programa de apoio aos ambientes inovadores, artigo de Patricia Alencar Silva Mello
Abril
Prorrogar a LGPD: por que esta medida atrapalha o combate ao covid-19?, artigo de Lívia Torres
Pandemia de Covid-19 expõe vulnerabilidades estruturais da população em situação de rua, artigo de Juliana Reimberg
A moradia precária e o paradoxo da segurança no confinamento, artigo de Claudia Acosta
Junho
Por que desinformação é uma questão de proteção de dados pessoais?, artigo de Livia Torres e Juliana Oms
Tensões entre Mobility as a Service (MaaS) e a Proteção de Dados Pessoais, artigo de Livia Torres
Setembro
“The impact of public transport expansions on informality: The case of the São Paulo Metropolitan Region”, artigo de Ana Moreno-Monroy e FRederico Roman Ramos
O PEUC é a melhor solução para o problema das propriedades ociosas?, artigo de Adriano Borges, Ciro Biderman, Claudia Acosta, Frederico Roman Ramos e Gabriela Marasco Terentim
Outubro
VOTO A VOTO: Políticas de transporte e eleições: o que as propostas (não) trazem, artigo de Ciro Biderman e Leonardo Bueno