São José dos Campos inova ao separar a contratação da operação da tecnologia do sistema de transporte público municipal
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou no dia 22 de abril as audiências públicas dos primeiros editais de tecnologia para o novo modelo de mobilidade urbana de São José dos Campos.
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou no dia 22 de abril as audiências públicas dos primeiros editais de tecnologia para o novo modelo de mobilidade urbana de São José dos Campos. Como explicou o secretário da pasta, Paulo Roberto Guimarães, a partir do projeto de pesquisa desenvolvido pelo FGV Cepesp para o município de São José dos Campos, foi feita a separação entre a contratação da operação do transporte público coletivo e a contratação da tecnologia envolvida no sistema de transporte público. O edital de concessão da operação do transporte público já foi publicado em 6 de abril e está disponível para acesso aqui.
Segundo Guimarães, a escolha por separar a contratação da operação da tecnologia foi feita para assegurar que empresas especializadas sejam responsáveis por cada uma das atividades do novo sistema, de modo que a prefeitura possa exercer maior controle sobre o novo sistema, além de assegurar a incorporação de futuras inovações ao sistema sem implicar no aumento do valor da tarifa pública. Assim, foram formuladas cinco plataformas de tecnologias: (i) gestão financeira; (ii) gestão de dados do transporte público coletivo; (iii) comunicação com os usuários; (iv) transporte sob demanda; (v) MaaS (saiba mais sobre cada plataforma aqui). O Secretário também destacou que, para elaboração destas plataformas, foi realizado um Procedimento de Manifestação de Interesse, com o intuito de dialogar com a iniciativa privada sobre as propostas presentes nos editais de contratação.
As plataformas já foram apresentadas e aprovadas no Conselho de Mobilidade Urbana de São José dos Campos (COMOB) e agora são objeto de discussão com a sociedade civil ampliada. Na atual etapa do processo de implementação do Novo Transporte Público de São José dos Campos, estão sendo discutidas as minutas dos editais das plataformas de gestão financeira (Plataforma 1) e de gestão de dados do transporte público coletivo (Plataforma 2), as quais podem ser acessadas aqui.
Ademais, também é objeto de consulta pública a minuta do edital do Bilhete Único. Hoje as passagens do transporte público são comercializadas pelas mesmas empresas que operam o sistema de transporte, havendo 21 pontos de venda na cidade e o pagamento pode ser por meio de dinheiro ou cartão recarga. No novo sistema, a gestão do bilhete único estará sob responsabilidade de uma empresa independente, com experiência em relacionamento com usuários e administração de créditos. Nos ônibus não haverá mais o pagamento em dinheiro, trazendo maior segurança aos usuários e ao sistema, sendo possível que os pagamentos sejam feitos por meio do bilhete único, outros meios digitais (como smartphones e cartões contactless) ou através de bilhetes avulsos, adquiridos em um dos 50 pontos de venda que serão criados na cidade. O edital do bilhete único também está disponível aqui.
Nos próximos dias 27, 28 e 29 de abril, às 18h, acontecerão as três últimas audiências públicas dos editais de tecnologia, respectivamente nas regiões Norte, Oeste e Leste. As audiências estão sendo transmitidas no Youtube e Facebook da Prefeitura de São José dos Campos, e também, nas rádios 107,9 FM e 1120 AM. Acesse a programação completa das audiências, aqui.