Como Citar
Para citar o banco de dados do CespepData, utilize o seguinte modelo:
FGV CEPESP (2025). CepespData - Banco de Dados Políticos. Visitado em XX/XX/XXX. Disponível em http://cepesp.fgv.br/data
Informações gerais
O CepespData é uma plataforma de acesso a dados eleitorais brasileiros desenvolvida pelo Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), com coordenação do professor George Avelino Filho.
No momento, os dados estão disponíveis para consulta: dados eleitorais (resultados eleitorais, candidaturas, coligações) em agregações eleitorais a partir das seções eleitorais (não incluídos os locais de votação); mapas de votação; indicadores; carreiras eleitorais.
Em breve, estarão disponíveis dados sobre: prestações de contas eleitorais (receitas e despesas); bens de candidatos; e informações sobre partidos políticos.
Download de dados
Em breve, disponibilizaremos uma nova versão da API. Para download de dados, entre em contato com a equipe do projeto.
Dicionário de dados
O codebook completo pode ser encontrado neste arquivo.
Tabelas Auxiliares
O CEPESP Data também disponibiliza as seguintes tabelas auxiliares, destinadas a facilitar o trabalho de pesquisadores no uso de dados eleitorais brasileiros:
Transparência
Fonte bruta do TSE: o CepespData foi elaborado utilizando como fonte os dados disponibilizados no Portal de Dados Abertos do TSE. Para além do registro e armazenamento de dados, o CepespData é uma ferramenta de dados sobre a atividade eleitoral no Brasil.
Retrato do dia da eleição: trabalhamos com os dados de votação por seção eleitoral, uma vez que esse é o único arquivo em que o TSE não atualiza o resultado conforme decisões judiciais posteriores ao dia da eleição. Assim, eles são a representação mais próxima do que ocorreu no dia da eleição.
Rigor
Alto grau de consistência: um persistente trabalho para reforçar a consistência dos dados garante que a diferença de votos reportada pelas bases do CepespData nunca seja superior a 1% em relação aos resultados reportados pelo TSE.
Integridade de dados originais: para preservar a correspondência com os dados originais, não alteramos informações originais do TSE, salvo pela padronização de dados e acréscimo de informações. Eventuais erros detectados nos dados brutos são comunicados ao Tribunal para correção na origem.
Inclusão
Múltiplas formas de acesso: os dados são de fácil acesso, por meio de um website interativo. “Chaves” comuns, como os códigos de município do IBGE, foram incluídas para facilitar a junção com outros bancos de dados. Em breve, será divulgada a nova versão da API.
Simplificação da vida do pesquisador: o CepespData padroniza, simplifica e complementa os dados do TSE para facilitar análises de usuários, seguindo os princípios do tidy data.
Transparência e confiabilidade
Todas as manipulações das bases originais procuram ser transparentes e replicáveis de ponta a ponta. Ou seja, qualquer pessoa, tendo em mãos os dados do TSE e nossos códigos, deverá poder replicar nossa limpeza e manipulação dos dados.
Com esse intuito disponibilizamos via GitHub os códigos de extração e manipulação dos dados provenientes do TSE.
Além disso, nossa equipe realiza testes de consistência ao limpar e organizar os registros administrativos do TSE, descritos na imagem ao lado.
Os relatórios e as rotinas de testes desenvolvidos pela equipe do CepespData estão disponíveis no nosso GitHub.
Agradecimentos
Desenvolvido com apoio da FAPESP (processos 2013/15658-1 e 2019/27645-8), da FGV Rede de Pesquisa e Conhecimento Aplicado e do TSE.
O projeto do CepespData é coordenado pelo professor George Avelino Filho. O CepespData é um projeto do FGV-CEPESP, liderado pelos professores George Avelino Filho e Ciro Biderman.
O projeto contou com a contribuição dos seguintes pesquisadores, em ordem alfabética:
Abraão Lacerda, Arthur Fisch, Cedric Antunes, Cristiano Larréa, Débora Thomé, Eliana Lins Morandi, Frederico Ramos, Gabriela Campos, Gabriel Caseiro, Gabriel Goldfajn, Giulia Melo, Guilherme Russo, Henrique Hott, Ivan Chaves Jucá, Jairo Pimentel, João Victor Guedes-Neto, Jonathan Phillips, Joyce Luz, Julia Papa, Julio César Chaves, Lara Mesquita, Lucas Gelape, Luciana Pereira da Silva, Luiz Gabriel, Maria Letícia Claro, Marco Antonio Faganello, Marina Merlo, Mauricio Izumi, Natália Salgado Bueno, Paloma Borges, Rafael Coelho, Rebeca Carvalho, Thiago Fonseca, Wesley Seidel, William Colen.